terça-feira, 5 de outubro de 2010

1º Turno x 2º Turno

Subtítulo: 2º Turno das Eleições 2010: a primeira eleição sem influência determinante de Lula

Todos que quiserem ver os governadores eleitos no 1º turno, os candidatos que vão se enfrentar no 2º turno, seus senadores, seus deputados federais e estaduais eleitos no domingo, aviso-os que aqui não vão encontrar nada.

Em relação aos Senadores, Deputados Federais e Estaduais eleitos em Pernambuco, farei um comentário específico no blogue Política em Pernambuco (link ao lado).

Em relação aos Senadores de uma maneira geral, farei um comentário sobre no blogue Senado 2010 (link ao lado).

2º Turno: meia-derrota de Dilma Rousseff, meia-vitória de José Serra e vitória absoluta de Marina Silva

O 2º turno é mais uma meia-derrota para Dilma e mais uma meia-vitória para Serra, mas principalmente vitória para Marina e o que ela representou durante a eleição.

Em relação a Dilma, ficou demonstrada uma falha da comunicação da coordenação de campanha no meio cibernético. Nas últimas semanas, e-mails espalhados tanto de correligionários de Marina quanto de Serra trouxeram boatos que nada acrescentam ao debate de propostas. A corrigir.

Em relação a Serra, nada de mais a falar. A ida dele ao 2º turno, para quem estava esperando ser liquidado no 1º, pode ser considerada uma meia-vitória.

Em relação a Marina, temos muito a falar. Qual é a diferença entre Marina e Dilma? Uma única: Dilma tem perfil gerencial; Marina é, de fato, política. No resto, não há diferença.

Votos de partido e votos de opinião

O voto de Dilma foi o voto de partido: PT, petistas e sua coligação votou em peso em Dilma.

O voto de Serra foi o voto de partido: PSDB, tucanos e sua coligação votou em peso em Serra.

O voto de Marina foi o voto de opinião: primeiro ambientalistas, depois protestantes e, por último, os católicos.

Debate da Globo

No debate da Globo, José Serra bateu tanto em Dilma quanto em Marina, para tirar voto das duas. Tentou igualar as duas em relação ao mensalão de 2005.

Dilma também bateu em Marina, mas para se defender da acusação desta de leniência de Dilma com atos de corrupção na Casa Civil. "Bateu" na medida certa, no revide.

Eleição sem Lula

O 1º Turno serviu para que Luiz Inácio Lula da Silva apresentasse sua candidata, Serra e Marina também utilizaram Lula em seus programas.

Agora, no 2º Turno, quem votou em Dilma continuará votando nela; quem votou em Serra continuará votando nele.

Os votos de Marina é que farão diferença. Não é deixar Lula pra lá; mas perceber que, desde que a apuração terminou, o eleitor mudou.

A nova Direita

A Direita Clássica está lentamente saindo da política. ACM morreu. Marco Maciel, Tasso Jeirissati, César Borges (ex-carlista), José Carlos Aleluia, Arthur Virgílio Neto, Heráclito Fortes, Romeu Tuma, Raul Jungmann, todos estão fora do Senado ou da Câmara.

Roberto Freire voltou pelo estado de São Paulo.

PPS, PSDB e DEM (ex-PFL, ex-PDS, ex-ARENA, ex-UDN) diminuiu seus eleitos no Senado e na Câmara.

Surge uma nova Direita no Brasil, abergada nos partido ainda pequenos PP, PR, PRB, PTC, PSC e PSDC. É a Direita Cristã. PP, PR e PRB confirmaram suas participações no Senado e na Câmara (os dois primeiros chegaram a aumentar). PTC, PSC e PSDC ainda têm poucos eleitos no Senado e na Câmara.

Mesmo assim, a Direita Cristã preocupa.