terça-feira, 8 de março de 2011

Opiniões rápidas

Quero deixar claro algumas opiniões minhas, de forma rápida.

Aborto: a favor, com restrições. Em Portugal, recentemente, o aborto foi legalizado, mas tanto a mulher quanto o marido deveriam se consultar com um médico sobre os riscos. Assim, aqui no Brasil, poderia ser permitido nas seguintes condições:
1) Consulta prévia ao médico que, como em Portugal, avisaria dos riscos e faria um exame da gestação;
2) Realização até a 16ª ou 20 ª semana (4º ou 5º mês, respectivamente);
3) Por último, o médico poderia escolher entre realizar ou não o aborto, exceto nos casos de estupro, risco de morte para a mulher e fetos anencefálicos, quando o médico seria obrigado a realizar o aborto se a mulher assim quisesse.

Legalização da maconha: no momento, contra. Ainda não é possível ter um controle maior sobre as ações privadas.

Casamento homoafetivo, ou seja, entre pessoas do mesmo sexo: a favor. Eu sou a favor, inclusive, da aprovação do Projeto de Lei 122, em trâmite no Senado, que criminaliza a homofobia.


Cigarro e bebidas: majoração dos impostos desses dois "produtos" e destinação da receita do recolhimento desses impostos ao tratamento de pessoas com problemas decorrentes da dependência deles.

ENEM como vestibular nacional: Concordo, discordando de muitas pessoas que conheço. Todo os alunos do país concorrerão de igual pra igual, fazendo a mesma prova, sendo avaliados igualmente. Isso terá várias consequências. Num primeiro momento, os alunos de escolas particulares vão se sobressair, forçando os estados e os municípios a investirem de verdade em educação. Segundo, haverá uma grande migração de alunos por todo o país, como ocorre nos EUA. Por fim, veremos de verdade as universidades públicas de excelência no país.

Se vocês quiserem saber mais alguma coisa, é só perguntar nos comentários que eu atualizo.

Nenhum comentário: