A poucos minutos, soube de um protesto organizado pelas Forças Armadas no Regimento Quito n.º 1.
Neste momento, está havendo uma tentativa de negociação entre o Governo e os militares insurretos. Qualquer nova notícia será posterior colocada aqui.
Acompanhe ao vivo direto do Equador:
http://www.telesurtv.net/noticias/canal/senalenvivo.php
Atualização às 13:44: O Presidente Rafael Correa foi baleado pelos manifestantes e está, neste momento, numa UTI.
Os militares também tomaram as pistas dos principais aeroportos do país.
Atualização às 14:30: Do hospital, o Presidente Rafael Correa fala a Radio Pública em traição à pátria.
Atualização às 15:43: É declarado Estado de Exceção no Equador. Enquanto isso, começam a surgir denúncias de que policiais estariam tentando impedir o trabalho de jornalistas.
Atualização às 15:47: O Peru fecha a fronteira com o Equador. Policiais já tomaram a sede do Congresso Nacional.
Atualização às 15:56: Os Governos do Peru, Brasil, Argentina e Chile já declararam apoio ao Presidente Rafael Correa, rechaçando qualquer tentativa de Golpe intentada pelos militares do Equador.
É provável a necessidade de convocação para reunião extraordinária da UNASUL e do MERCOSUL.
Atualização às 01:30 do dia 03/10/2010: Três dias após a tentativa de golpe, já sabemos de bastante coisa.
O Presidente Rafael Correa foi discursar para um grupo de policiais que protestavam contra uma nova lei que acabava com um bônus. Os ânimos se exaltaram durante o discurso e, ao sair, o Presidente foi atingido por uma bomba de gás lacrimogênio.
Tendo sido levado para o Hospital da Policia Nacional, os policiais rebeldes cercaram o prédio, tornando o Presidente refém. Nesse momento, as Forças Armadas já declaravam total respeito ao Presidente. Mas, somente nas primeiras horas da madrugada o Presidente foi resgatado pelas Forças Armadas, tendo cinco civis, no mínimo, sido mortos.
Os países componentes da UNASUL se reuniram extraordinariamente nas primeiras horas da noite do dia 30/09, quinta. Rechaçaram totalmente qualquer tentativa de desestabilizar a Democracia na América Latina.
Os organizadores da tentativa de golpe ainda estão sendo investigados. Estamos aguardando, para que a paz na América Latina não seja ameaçada.
Saudações Comunistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário