Mais um debate entre os 4 principais presidenciáveis, desta vez na Rede TV em parceria com a Folha de São Paulo, e a coisa está se complicando para José Serra.
O debate em si foi previsível. Surpresa foi a estratégia do PT de não dar vez e voz a José Serra: Dilma não fez uma pergunta sequer ao tucano. Durante dois blocos inteiros o candidato do PSDB ficou muito apagado. E, quando apareceu, optou por usar todas as denúncias que vinham vindo sendo veiculados pela grande imprensa, porém sem provas. E aí o debate se tornou uma rinha de galos.
Plínio de Arruda, como sempre, avacalhando o debate, apesar de ter trazido questões importantes e fundamentais. Marina Silva se saiu melhor do que nos outros debates.
A impressão pessoal que ficou foi que quem estava lá embaixo, continuou lá embaixo; e, quem estava encima continuou encima. Porém, matéria da Foha de São Paulo, apurando pesquisa com 25 pessoas indecisas que foram acompanhadas de perto durante todo o debate, mostrou que Dilma (começou com 4 e terminou o debate com 10 eleitores), Marina (começou com 3 e terminou com 7 eleitores) e Plínio (terminou com 5 eleitores) ganharam eleitores, enquanto Serra foi o único que perdeu (começou com 4 e terminou com 3 eleitores).
Se ampliarmos esses 25 indecisos para toda a população brasileira, podemos esperar leves crescimentos da petista, da pevista e do pesolista, bem como uma leve queda nas intenções de voto do pê-esse-dê-bista.
São os chamados votos voláteis, que se modificam por causa de uma melhor ou pior atuação em um debate em comparação com o que esse candidato diz na propaganda eleitoral. Ou seja, todo aquele que está indeciso tende a assistir mais a propaganda eleitoral bem como os debates do que aqueles que já têm voto consolidado e não é militante. Por isso é importante uma propaganda eleitoral coerente antes do debate tanto quanto depois.
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O próximo debate presidencial a ser exibido em rede nacional e com todos candidatos será dia 26 de setembro, na TV Record.
Antes desse debate, haverá um debate, dia 20 de setembro, entre os candidatos à Presidência restrito às emissores filiadas ao SBT no Nordeste, cujo tema será... a Região Nordeste. Esse estilo de debate, de uma só temática, foi inspirado nos EUA.
Nos estados, a RedeTV! fará debates em São Paulo (15/09), Rio de Janeiro (16/09), Minas Gerais (22/09), Ceará (23/09) e Pernambuco (23/09).
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