segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A República é filha de Olinda

Nesse tema (tag: História de Pernambuco), eu vou falar sobre todas as revoluções que Pernambuco teve, demonstrando cabalmente que a história do Brasil sempre foi influenciada pela história de Pernambuco.

Eu vou falar sobre os seguintes fatos: 1) Quilombo dos Palmares; 2) Presença Holandesa no Brasil; 3) Proclamação da República de Olinda; 4) Insurreição Pernambucana (1817); 6) Confederação do Equador (1824); 7) Revolução Praieira (1848).
Minhas fontes vão ser o livro de história "Rumos da História - História Geral e do Brasil", de Antonio Paulo Rezende e Maria Thereza Didier, e o site http://www.memorialpernambuco.com.br/memorial/index.htm .

Quem diz que Pernambuco não influencia mais em nada na política do Brasil, está totalmente enganado. Mesmo que os tempos áureos das grandes revoluções nativistas ou separatistas tenham passado, os grandes políticos são pernambucanos.

Não esqueçamos, primeiro, do nosso Presidente. Paulista de formação, é natural de Garanhus, cidade do Agreste. Conhecida como a Suiça pernambucana, sua temperatura gira em média de 20º, podendo chegar a 15º e até 7º durante a madrugada. A menor temperatura registrada foi 4º. Quando ele vier se candidatar a Senador aqui, meu voto vai ser dele.

O atual Ministro das Relações Institucionais José Múcio (PTB), o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e atual governador do estado Eduardo Campos (PSB) e o líder do PT na Câmara Maurício Rands são pesos a favor do governo federal.
Do outro lado, estão os senadores Marco Maciel (PFL), ex-vice de FHC; Sérgio Guerra (PSDB), atual presidente virtual do PSDB; e, Jarbas Vasconcelos (PMDB), ex-governador, que a Mídia (suja) convencionou chamar de "independente", só porque, mesmo pertecendo ao PMDB, não concorda com o governo federal.

Se vocês pensam que Pernambuco sempre foi assim, estreitinho, largo, estão enganados. Pernambuco ía do Ceará até Sergipe, pegando um pedaço do oeste da Bahia. Seu território foi dilapidado pelo Império de Portugal e pelo Império do Brasil, como sanção às revoltas ocorridas.
Vou mostrar que a primeira revolta republicana foi aqui. Vou mostrar que a primeira revolta liberal do Brasil foi aqui. Vou mostrar que o Brasil Velho, Pernambuco à frente, é importante até hoje, por tudo o que o Brasil é hoje, pois, se dependéssemos dos paulistas e sulistas em geral, seríamos um país predominantemente agrícola.


*Recado: Assim como eu expliquei a crise da economia ianque, vou explicar também a reforma tributária que o governo vai tentar aprovar esse ano no Congresso.

Nenhum comentário: