Desde a última vez que postei sobre as eleições ianques, muita coisa mudou.
Entre os democratas, dos iniciais 8 candidatos, restam só 3: alem de Hillary Clinton e Barack Obama, tem o avulso Mike Gravel, nunca divulgado pela mídia. John Edwards saiu faz um bom tempo, declarando apoio a Obama.
Hoje, a contagem de delegados democratas favorece Obama, mesmo que os super-delegados estejam pendendo para Hillary. Prevê-se uma disputa até o fim, voto a voto, o que pode desgastar a imagem democrata.
Recentemente, Hillary provocou Obama sugerindo uma chapa conjunta, onde ela sairia como candidata a presidente, e ele a vice.
Entre os republicanos, dos iniciais também 8 candidatos, restam só 2: John McCain e Ron Paul. Os fortes Mitt Romney e Mike Huckabee desistiram. John McCain também conseguiu o número de delegados suficientes à candidatura republicana. Nada disso seria bastante, se ele não conseguisse o apoio explícito do Presidente George W. Bush.
A sociedade ianque sempre foi conservadora. O único presidente não-protestante foi o John F. Kenndy, católico. Todos os outros foram WASP - white anglo-saxan protestant, ou seja, branco anglo-saxão protestante. Barack Obama é negro e ianque-queniano. Hillary seria mais fácil eleita, se o eleitor tivesse a certeza de que seria ela que assumiria a presidência, e não seu marido, como uma continuação das dinastias Bush-Clinton (Bush Filho - Bill Clinton - Bush Neto - Hillary Clinton). E seria mais fácil ainda eleita se ela fosse... homem!
Então, é mais provável que votem em John McCain do que num democrata. E olhe lá! John McCain é considerado por muitos um republicano liberal por demais.
Especial IG sobre as eleições ianques: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/
Último Segundo - Bush apóia McCain na corrida presidencial: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/03/05/bush_apoia_mccain_na_corrida_presidencial_1217047.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário