A cada dia que passa, o jogo eleitoral fica mais claro.
Em São Paulo, PSDB e PFL realmente vão sair separados. Geraldo Alckmin está até promovendo um caça-às-bruxas dentro do partido de quem declarar apoio explícito ao prefeito e também pré-candidato Gilberto Kassab. Isso porque recentemente vereadores e secretários pê-esse-dê-bistas da Prefeitura pê-efe-lista liberaram notas dizendo que o partido estava no caminho errado, negando a aliança ao prefeito.
No PT, só falta Lula falar pra Marta sair. Ela quer, mas só saí com o apoio explícito dele. Arlindo Chinaglia está esquecido.
No bloquinho PSB-PDT-PCdoB, Luiza Erundina já está confirmada. No PP, Maluf é o pré-candidato.
No Rio de Janeiro, a candidatura de Fernando Gabeira, PV, esquentou a corrida. Com o apoio explícito do PSDB (nacional, pois o PSDB-RJ queria um nome próprio) e do PPS, Gabeira tem tudo para ser o candidato da Globo e da classe média.
Sérgio Cabral ainda encontra resistências para lançar Eduardo Paes como candidato do partido. O PFL tem o nome de Solange Amaral, mas sem força.
Em Belo Horizonte, a aliança PT-de-Belo-Horizonte-PSDB-de-Belo-Horizonte está caminhando, mas não sei a quantas anda. O Diretório Estadual PT-MG baixou uma resolução que pode inviabilizar a aliança, mas os defensores prometem recorrer ao Diretório Nacional.
Em Recife, as candidaturas já estão todas definidas: Edilson Silva (PSOL), Luciano Siqueira (PCdoB), João da Costa (PT), Cadoca (PSC), Raul Jungmann (PPS), Raul Henry (PMDB), Mendonça Filho (PFL). Por causa disso, todos já estão nas ruas. Pode ser que surja um ou outro ainda (do PP, por exemplo).
Em pesquisa realizada pelo blog Acerto de Contas (link aí ao lado no "Eu leio"), iniciada em 12/03/2008, onde já votaram 916 pessoas, 207 (23%) pessoas votaram em Luciano Siqueira, 190 (21%) em João da Costa, 174 (19%) em Mendonça, 77 (8%) em Raul Jungmann, 72 (8%) em Raul Henry, 64 (7%) em Cadoca, 26 (3%) em Edilson Silva, 54 (6%) Nulo/branco, 52 (6%) Indeciso (resultado até 21:43 do dia 28/03/2008).
Em Porto Alegre, as deputadas federais Manuela D'Ávila (PCdoB), Luciana Genro (PSOL) e Maria do Rosário (PT) prometem esquentar a eleição e pegar pesado. Com elas, concorrerá Onyx Lonrezoni (PFL). Quanto ao PSDB, não achei nada a respeito.
Ainda estamos sem informações quanto a Natal e Fortaleza. Creio que, nesta última cidade, nada mudou, ou seja, ainda está muito na especulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário