terça-feira, 7 de julho de 2009

Presidente Lula recebe da Unesco Prêmio da Paz

Não vou nem comentar.

"Unesco homenageia Lula com prêmio da Paz
07/07/2009

O prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 e todos os anos é entregue a pessoas ou organizações que promovem a paz.

Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York.


A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, irá homenagear, nesta terça-feira, em Paris, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a entrega do Prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny.

O prêmio da Unesco, criado em 1989, carrega o nome do primeiro presidente da Cote d'Ivore, antiga Costa do Marfim, e todos os anos é entregue a pessoas ou organizações que promovem a paz.

Presenças Ilustres

A solenidade aconterá na sede da Unesco e contará com a presença do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e do ex-secretário de Estado americano, Henry Kissinger.
O líder interino do júri da Unesco, o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, falou à Rádio ONU sobre o trabalho social de Lula e a busca da paz no Brasil e na América Latina.

"Ele recebeu o prêmio por ser uma pessoa de paz. E por ser uma pessoa que quer o desenvolvimento de seu país e sobretudo assegurar o fim da distância entre os brasileiros ricos e pobres. Ele vem promovendo o equilíbrio social no Brasil, a paz entre as diferentres etnias e tem feito muito pela paz na América Latina" disse.

Agraciados

A galeria de contemplados com o prêmio da paz da Unesco inclui o rei da Espanha, Juan Carlos, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz, Nelson Mandela e o ex-presidente americano, Jimmy Carter."

Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/166503.html

domingo, 5 de julho de 2009

Retrocesso: Golpe e Ditadura em Honduras

Todo mundo já sabe e não preciso dizer todos os pormenores do que aconteceu até este momento em Honduras.

O Presidente Manuel Zelaya foi deposto pelo Exército após tomar medidas para realizar uma consulta popular sobre uma mudança na Constituição para possibilitar a reeleição. Assumiu o Presidente do Congresso daquele país. A OEA e os países latino-americanos repudiaram tal ação militar. Disseram, com razão, que isso abre um precedente para confrontos e rupturas na democracia, mal consolidada nas Américas Central e do Sul.

Ninguém hoje, em sã consciência, defende o que houve lá. Cadê Arthur Virgílio defendendo a democracia? Cadê FHC, José Serra, Sérgio Guerra, Marco Maciel? Pois é...

Pois o Presidente Constitucionalmente Eleito, Zelaya, tentou pousar hoje em Honduras para tomar posse do que é seu de direito, e aí, a Ditadura que assumiu o país escancarou sua face. Leia:

"Exército impede Zelaya de aterrissar e crise em Honduras faz primeira vítima

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Atualizada às 22h40


O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, não conseguiu hoje aterrissar em Tegucigalpa, como tinha anunciado, por conta do bloqueio da pista do aeroporto da cidade pelos militares, em um dia no qual a crise política aberta há sete dias fez a primeira vítima fatal.

Um jovem de 19 anos, identificado como Isis Obed Murillo, morreu após levar um tiro na cabeça, e pelo menos outras dez pessoas ficaram feridas em confrontos entre seguidores de Zelaya e militares no aeroporto, para onde foram milhares de partidários do presidente destituído."
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/07/05/ult1859u1179.jhtm

A partir do momento que o Exército, que deve se submeter ao Presidente, comandante-em-chefe das Forças Armadas, se subeleva contra este; a partir do momento que o Congresso, o Poder Legislativo, representante do povo (pelo menos, em teoria), dá o mandato presidencial a outro; e, a partir do momento que o Exército bloqueia a pista do aeroporto para impedir o Presidente de direito daquele país de entrar no mesmo, infrigindo várias normas internacionais, principalmente o direito fundamental de ir e vir de qualquer cidadão, um governo escancara suas faces autoritárias, se transformando naquilo que já deveria ter sido expurgado deste continente há muito tempo.

O Presidente, ao tomar a iniciativa de consultar a população sobre uma mudança na Constituição, está sendo mais democrático que no Brasil, cujo sistema constitucional não prevê nenhum consulta anterior ou posterior a uma emenda constitucional.

Diante disso, este blogue marca posição SOLICITANDO às autoridades diplomáticas do Itamaraty, sugerindo o CORTE DE RELAÇÕES IMEDIATOS com o atual governo de Honduras, constituído claramente sobre a força.

Espero encontrar ressonância desse meu pedido na blogosfera.