terça-feira, 25 de agosto de 2009

Renovação do Senado em 2010

*do novo blogue Senado 2010 - http://www.senado2010.blogspot.com

É-nos clara a mudança de paradigma na política.

Passamos a repreender a política de oligarquias e paternalismo para valorizar uma política social, meritocrática, impessoal e transparente.

Queremos mais nada do que os políticas façam aquilo que é seu dever. E, por isso, devemos deixar de lado preconceito arcaicos - como as ideias de que todos os políticos roubam ou o pensamento que o povo não sabe votar.

Excluídos esses e outros pensamentos, é de se ter a consciência da importância do Senado. Essa Casa Legislativa é importante, sim, para o equilíbrio das forças das unidades federativas estaduais. Se na Câmara o número de deputados por estado é proporcional ao número de habitantes, no Senado o número de senadores por estado é igual: três.Isso mostra que, frente à União, todos os 26 estados e o Distrito Federal são iguais.

As pessoas passam, as instituições ficam. Não interessa para a democracia que os mandatos sejam vitalícios, para que não crie um personalismo.

Nas Eleições de 2010 serão renovados 2/3 dos mandato senatoriais. Ou seja, concorrer-se-á à 54 das 81 cadeiras. A eleição de uma maioria conservadora, liberal ou progressista muda completamente a visão da Casa sobre determinada política pública - se é necessário o Estado gastar mais ou menos com o ProUni, por exemplo.

Não basta elegermos um governador de estado que esteja apoiando ou receba apoio do Presidente da República - se torna essencial que esse apoio para os cargos executivos se reflitam na eleição para deputado federal e para senador.

A intenção deste blogue é, a partir da importância do Senado, fazer uma campanha de conscientização para que as pessoas votem no senador que acompanha seu candidato a governador. Ora, se se vota num governador com ideologia progressista, não vai adiantar eleger um senador, representante do estado frente ao Governo Federal, com ideias conservadoras.

O blogueiro assume desde já sua ideologia de esquerda - social-democrata em algumas questões, leninista-trotskista em outras, de extrema-esquerda no resto. Não será discutido aqui qual tese é a que mais tem eficácia na sociedade - se a capitalista, socialista ou comunista. Este é um blogue em defesa da instituição do Senado, sua importância para os programas políticos futuros do Brasil e para a agenda desenvolvimentista.

Por fim, também vamos dar notícias da rotina do Senado e de pré-candidatos.

Conto o apoio de vocês, não somente leitores, mas sobretudo eleitores, para que me ajudem a divulgar um sentimento de responsabilidade diante do que acontece todo dia na política.