quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pane no sistema nacional elétrico causado por Itaipu

10/11/2009 22:00

O final da noite surpreendeu metade do país com um apagão em dez estados (ES, MG, SP, RJ, SC, PR, MT, MS, GO, PE) mais o Distrito Federal.

A causa mais provável teria sido uma falha no sistema de transmissão de Itaipu ocasionada por questões climáticas. Tendo havido falha na transmissão de ITAIPU (Sul e Sudeste) para o Paraguai (87%) e pro Sudeste (19% do Brasil), o sistema de energia, que é 98% interligado, ficou sobrecarregado. FURNAS (Sudeste e Centro-Oeste) e CHESF (Nordeste) tiveram que tranferir energia de suas regiões para o Sul-Sudeste.

Só um detalhe: esses 2% que faltam é a Região Norte, ainda isolada do sistema, e que deverá contribuir com a interligação das futuras Usinas Jirau e Madeira ao sistema nacional.

O Jornal da Globo aproveita a oportunidade para fazer política, jogando no lixo todo o comprometimento que teve durante a cobertura. Questionou a vulnerabilidade do sistema, como se fosse a coisa mais anormal do mundo um sistema vulnerável. Nada é perfeito, só Deus. Só quero ver se a Oposição vai ter coragem, a cara-de-pau de falar alguma coisa do Governo nesse negócio.

A qualquer momento, notícias atualizadas.

*Atualização - 11/11/2009 11:04
A energia já está a 100% nos locais onde faltou energia ontem. A volta da energia começou à 01h da manhã (horário de Brasília) e se estendeu durante toda a madrugada.

Apesar das especulações e hipóteses levantadas ontem, ainda não há uma posição oficial do Governo Federal sobre a causa do blecaute, o que deve ser anunciado ainda hoje.

Fernando Rodrigues, jornalista do portal UOL, levantou a possibilidade de incapacidade gerencial, o que deve ser, de logo, descartado. O apagão de FHC em 2001, esse sim, foi por incapacidade gerencial: esperavam chuvas que não vieram e os níveis dos reservatórios continuaram baixos, forçando a população a economizar energia.
Além do mais, ele compara o sistema brasileiro ao sistema ianque. Nos Estados Unidos, a energia cada cidade ou grupo limitado de cidades é fornecida separadamente, isoladamente, sem ligação com outro sistema. É o que vemos, como exemplo mais conhecido e verdadeiro, a cidade de Springfield, de Os Simpsons, que é abastecida pela usina nuclear de Mr. Burns.
Diferentemente, aqui no Brasil, Itaipu é ligada a Eletrosul e a Furnas, que é ligada a Chesf, que será ligada em breve a Eletronorte.

Para acompanhar notícias e opiniões sobre o blecaute de ontem, recomendo os blogues de parceiros e que leio.

Mais notícias atualizadas a qualquer momento.

Nenhum comentário: