quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PSDB convida médium pra explicar apagão - e outras notícias

Senador Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado, teve um lampejo de realidade. Talvez meio aturdido pela presença de Chico Xavier, logo recuperou a sanidade em sessão da Comissão de Ciência e Tecnologia e fez requerimento para convidar Dilma Roussef (Ministra da Casa Civil), Edison Lobão (Ministro de Minas e Energia) e o médium Cacique Cobra Coral para explicar as causas do apagão.

Certamente é um convite que não deve ser levado em conta, devendo ser rejeitado pelos Ministros. O único convite válido é o convite feito pela Comissão de Infraestrutura do Senado.

Por isso, este blogue sugere outros normas para serem convidados pelo PSDB: Mãe Dinah e Jucelino (aquele que previu a eleição de Alckmin em 2006).

*

Plenário da Câmara aprova criação da Petrosal, para a administração dos recursos advindos da camada de petróleo pré-sal. Pontos polêmicos ainda serão votados.

*

Claudio Humberto divulga a possibilidade de um segundo filho fora do casamento de FHC. Seria Leonardo, filho da ex-empregada Maria Helena do, na época, senador. Para ficar calada, foi prometido R$250 mil, mas só recebeu R$130 mil.

*

Ministra Carmém Lúcia, do STF, substituirá Min. Joaquim Barbosa no TSE, por este estar sofrendo com problemas de coluna. Assim, a vaga de suplência será preenchida pelo Ministro José Antônio Dias Toffoli, recém-empossado no STF.

*

STF decide pela extradição de Cesare Battisti. Desempatando, Gilmar Mendes disse que a crueldade dos crimes cometidos desqualifica o caráter ideológico que porventura teria nas ações. Porém, também se decidiu que cabe ao Presidente a decisão final sobre a extradição ou não do preso.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Brazil takes off (Brasil decola)

Enquanto o Partido da Imprensa Golpista está no apagão, o Brasil decola na capa da revista The Economist. O Brasil que deu certo com Lula.

Na capa da revista aparece o Cristo Redentor decolando feito um foguete.

Ainda hoje foi lançada uma lista das 67 pessoas mais poderosas e influentes do mundo. Lula é o 33º mais poderoso do mundo. Hugo Chavéz é o último, ou seja, é uma influência contrária, tudo o que uma pessoa não deve fazer. Confira os 10 primeiros:

1. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

2. O presidente da China, Hu Jintao.

3. O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin.

4. O presidente do Federal Reserve (Banco Central dos EUA), Ben Bernanke

5. Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google

6. Carlos Slim, executivo-chefe da empresa mexicana Telmex

7. Rupert Murdoch, presidente do grupo de mídia News Corp.

8. Michael T. Duke, executivo-chefe da Wal-Mart Stores

9. O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz

10. Bill Gates, co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

Links:
The Economist: http://www.economist.com/displayStory.cfm?Story_ID=14829485
Mais poderosos - Forbes: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/manchetes_gente_obama_lista

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pane no sistema nacional elétrico causado por Itaipu

10/11/2009 22:00

O final da noite surpreendeu metade do país com um apagão em dez estados (ES, MG, SP, RJ, SC, PR, MT, MS, GO, PE) mais o Distrito Federal.

A causa mais provável teria sido uma falha no sistema de transmissão de Itaipu ocasionada por questões climáticas. Tendo havido falha na transmissão de ITAIPU (Sul e Sudeste) para o Paraguai (87%) e pro Sudeste (19% do Brasil), o sistema de energia, que é 98% interligado, ficou sobrecarregado. FURNAS (Sudeste e Centro-Oeste) e CHESF (Nordeste) tiveram que tranferir energia de suas regiões para o Sul-Sudeste.

Só um detalhe: esses 2% que faltam é a Região Norte, ainda isolada do sistema, e que deverá contribuir com a interligação das futuras Usinas Jirau e Madeira ao sistema nacional.

O Jornal da Globo aproveita a oportunidade para fazer política, jogando no lixo todo o comprometimento que teve durante a cobertura. Questionou a vulnerabilidade do sistema, como se fosse a coisa mais anormal do mundo um sistema vulnerável. Nada é perfeito, só Deus. Só quero ver se a Oposição vai ter coragem, a cara-de-pau de falar alguma coisa do Governo nesse negócio.

A qualquer momento, notícias atualizadas.

*Atualização - 11/11/2009 11:04
A energia já está a 100% nos locais onde faltou energia ontem. A volta da energia começou à 01h da manhã (horário de Brasília) e se estendeu durante toda a madrugada.

Apesar das especulações e hipóteses levantadas ontem, ainda não há uma posição oficial do Governo Federal sobre a causa do blecaute, o que deve ser anunciado ainda hoje.

Fernando Rodrigues, jornalista do portal UOL, levantou a possibilidade de incapacidade gerencial, o que deve ser, de logo, descartado. O apagão de FHC em 2001, esse sim, foi por incapacidade gerencial: esperavam chuvas que não vieram e os níveis dos reservatórios continuaram baixos, forçando a população a economizar energia.
Além do mais, ele compara o sistema brasileiro ao sistema ianque. Nos Estados Unidos, a energia cada cidade ou grupo limitado de cidades é fornecida separadamente, isoladamente, sem ligação com outro sistema. É o que vemos, como exemplo mais conhecido e verdadeiro, a cidade de Springfield, de Os Simpsons, que é abastecida pela usina nuclear de Mr. Burns.
Diferentemente, aqui no Brasil, Itaipu é ligada a Eletrosul e a Furnas, que é ligada a Chesf, que será ligada em breve a Eletronorte.

Para acompanhar notícias e opiniões sobre o blecaute de ontem, recomendo os blogues de parceiros e que leio.

Mais notícias atualizadas a qualquer momento.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Blogue no Twitter

O blogueiro criou uma conta no Twitter, onde serão comentados e informados os assuntos de pauta e de fora de pauta de maneira mais ágil e resumida.

Toda vez que o blogue for atualizado também será anunciado lá.

Siga-nos: http://www.twitter.com/rbn3001