quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Guerra Civil prestes a explodir no México

Notícia: "Prefeito de cidade do norte do México é morto por atiradores; é o terceiro em um mês

Dois homens armados e encapuzados entraram na prefeitura de El Naranjo, no Estado mexicano de San Luis Potosí, e mataram a tiros o prefeito Alexander Lopez Garcia. A informação foi confirmada pelo governo do Estado.

Trata-se do terceiro prefeito assassinado em um mês no México, supostamente pelos cartéis de narcotráfico. Ao menos seis prefeitos em vários Estados mexicanos já foram mortos este ano. (...)"

Link: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/795902-prefeito-de-cidade-do-norte-do-mexico-e-morto-por-atiradores-e-o-terceiro-em-um-mes.shtml

Há muito tempo eu ouço notícias de blogueiros que vem denunciado a situação de caos em que se encontra o México. Situações em que a família de um desses blogueiros foi assaltada em plena luz do dia e um local movimentado da Cidade do México, o metrô.

Eu já esperava uma convulsão social no México. E, diante desses fatos que vem acontecendo, em que o poder do crime organizado está matando os representantes das instituições políticas, eu aposto em uma convulsão social ainda este ano. Em que nível, não posso prever.

O futuro dirá. Esperemos.

P.S.: Uma observação. Destacam-se os países México e Colômbia por serem países latinos americanos governados por partidos de direita. Não à toa, nesses países nota-se um enfrentamento ao Estado, aos poderes constituídos, às instituições e aos representantes eleitos, por parte do crime organizado (as FARC na Colômbia e os cartéis narcotráficos no México). Diferentemente dos países onde partidos de esquerda governam. É de se questionar.

3 comentários:

Anônimo disse...

"O futuro dirá. Esperemos."

18/01/2014

o México está a beira de uma guerra civil justamente pq o estado não mostra competência pra combater o narcotráfico, os cidadãos estão tendo que formar milícias para se proteger, e o estado burro em vez de apoia-los tenta desarmar a população, dando mais força aos traficantes.

a Venezuela está passando por escassez de produtos como papel higiênico e alimentos básicos(graças ao chavismo que vcs tanto exaltam ), as pessoas passam horas nas filas dos supermercados pra comprar 1 frango, a escassez de óleo de cozinha chega a 99%, os preços aumentaram 54,3% só nos últimos 12 meses

enquanto isso os lideres do partido tentam a todo custo jogar a culpa em cima do "capitalismo imperialista", q ironicamente eles tentaram a todo custo banir do país.

parabéns esquerda vcs são demais

Anônimo disse...

enquanto isso a economia "neoliberal" chilena segue com um país estável e prospero, a pobreza foi quase erradicada, a população tem liberdade econômica alta, a melhor qualidade de vida da América do sul, e uma das melhores do mundo...

acho q não preciso dizer mais nada.

Anônimo disse...

enquanto isso a economia "neoliberal" chilena segue com um país estável e prospero, a pobreza foi quase erradicada, a população tem liberdade econômica alta, a melhor qualidade de vida da América do sul, e uma das melhores do mundo...

acho q não preciso dizer mais nada.