sábado, 8 de novembro de 2008

Esclarecimentos sobre "A esquerda em 2008"

Antes de iniciar os esclarecimentos, mando um abraço para Hudson, um mineiro para quem eu devolvo os elogios, que hoje tenho o prazer de conhecer e que, apesar de alguns pontos de divergência, pensa o Brasil para ter um País melhor do que, na minha opinião, já é.

1 - Realmente Hudson não disse que José Serra é de esquerda. Quem falou isso foi José Dirceu. Somente disse que acho que você deve ser uma das pessoas que o consideram de esquerda, haja vista considerar o PT de centro-direita, como José Serra, que falou que o PT não é um partido de esquerda.

2 - O PT, reafirmo, é um partido social-democrata, e gramsciano, ou seja, adere às idéias de Antonio Gramsci, o qual também concordo. Para quem não sabe, Antonio Gramsci defendia que a esquerda, ao invés de tentar destruir de fora para dentro o capitalismo, tentasse destruir o capitalismo de dentro para fora. Apesar de que, na verdade, quem quase conseguiu destruir o capitalismo de dentro para fora foram os neoliberais (vide última crise econômico-financeira).

3 - Não há nenhuma ação neoliberal no Governo Lula.
3.a - Nunca haverá independência do Banco Central no Brasil enquanto o Presidente do Banco Central for indicado pelo Presidente da República.
3.b - Houve financeirização da economia para haver crédito para o setor produtivo.
3.c - Eu nunca vi um Presidente, na história deste país, que levasse e abrisse empresas públicas e privadas em outros países, principalmente na África e na Ásia, saindo do Eixo EUA-UE. Quanto a Rodada Doha, todos os países terão que ceder um pouco, em prol do desenvolvimento econômico e social do Mundo (aliás, a Índia é que foi a culpada pelo último fracasso, e já reconheceu isso).
3.d - O incentivo ao agronegócio se dá para diminuir a população economicamente ativa no primeiro setor (agricultura), aumentando o número de máquinas, e transferindo esse povo para os segundo e terceiro setores (indústria e comércio, respectivamente).
3.e - A omissão quanto a aquisição de terras por grupos estrangeiros não vem de hoje.
3.f. - Muito pelo contrário, o Governo Lula, enquanto aumenta a quantidade de vagas nas universidades federais, se aproveita do sistema de faculdades particulares (muitas vezes, mais aparelhado que o sistema público), herdado de FHC, para possibilitar um aumento no número de pessoas com ensino superior.

4 - Tudo bem, eu disse que a palavra "burguês", mas não disse o que a substitui. Eu prometo trazer em um próximo momento.

5 - Não o acho sectário, mas radical sim.

6 - Sobre Heloisa Helena, não pretendo falar nada agora, também.

7 - Sobre Aécio Neves e o PMDB, enquanto Hélio Costa estiver do lado de Lula, Aécio está perdendo.

8 - Eu já falei aqui e repito: em determinadas localidades, como Minas Gerais, partidos da base aliada podem ser, ou se aliar com a Oposição. Mas são exceção.

Um comentário:

Unknown disse...

Renan

Muito bom o texto. E, afinal, temos mais pontos do que imaginamos... tamém gosto muito da leitura de Marx feita por Gramsci.

Saudações...

Hudson Luiz