sábado, 1 de novembro de 2008

A Esquerda em 2008

Subtítulo: O porquê de que discordo das colocações de Hudson, do blog Dissolvendo no Ar.

Discordo totalmente da posição de Hudson, do blog Dissolvendo no Ar, que você pode encontrar aí ao lado, nas colocações das duas últimas postagens.


Primeiro, para Hudson, PT não é um partido de esquerda. Talvez ele seja uma das pessoas que consideram José Serra de esquerda, que ele estaria no lugar errado. Então, já começa errado ao afirmar isso, pois, para ele, esquerda é PCB, PSTU e PSOL. É como se eu chegasse aqui e dissesse que o PR é de extrema-direita, como vi um dia desses numa revista que não é especializada em política! Eu vou ter que fazer uma postagem especial só definindo os partidos como extrema-esquerda, esquerda liberal, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita liberal e extrema-direita. O PT é o único partido com ideologia verdadeiramente social-democrata neste país. O PSDB é um partido de direita liberal.

Segundo, partindo da idéia de que a Oposição hoje é formada principalmente pelos partidos PPS-PSDB-PFL, é necessário dizer que a Oposição perdeu 910 prefeituras desde o início da Era Lula. É só colocar no Google a frase "Oposição perde 910 prefeituras desde início da era Lula" e pesquisar. Vai dar vários sites ( http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Oposi%C3%A7%C3%A3o+perde+910+prefeituras+desde+in%C3%ADcio+da+era+Lula&meta=cr%3DcountryBR ). O PPS diminuiu 57%. O PFL tem menos prefeituras que o PT e o PP.

Se o PFL venceu em São Paulo, isso mostra que este estado consolida sua imagem de bastião do atraso e do reacionismo.

E, já falando de 2010, consolida José Serra como o candidato do PSDB à Presidência, com um nome do PFL como vice.
É a maior besteira Aécio Neves falar em prévias, pois vai ter o mesmo desgaste que Geraldo Alckmin teve nas prévias paulistas para a eleição desse ano. Apesar de ter ganho em Belo Horizonte, foi no segundo turno, mostrando que não tem o poder que pensa. Além disso, perdeu em toda a Minas Gerais, com o crescimento do PT e do PMDB.
Foi decretada a morte do Carlismo Baiano, com o avanço do PT e do PMDB também nas prefeituras baianas.

Esse blog quer fazer uma aposta. Até o final do ano, Geraldo Alckmin vai para o PSB. E até outubro do ano que vem, Aécio vai para o PSB.

O PT cresceu no interior do país, assim como o PMDB avançou sobre o interior e sobre capitais. O PSB cresceu em Pernambuco, tendo como principal protagonista o Governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB.

Por fim, o PV e o PCdoB também mostraram as caras, se consolidando.

Portanto, PCB, PSTU e PSOL não são alternativas de poder, hoje, porque não querem. Heloisa Helena teve votos espetaculares em Maceió para vereadora por ser uma política folclórica. Mas chinga quem vota nela.
Alguém aqui lembra o lema do PSTU? "Contra burguês, vote 16". Ora, quem é burguês? Os micro-empresários são burgueses? Quem mora em Boa Viagem (Recife), nos Jardins (São Paulo) ou em Copacabana (Rio de Janeiro), mas estuda em universidade pública, é burguês? Burguês é uma expressão que não pode ser utilizada hoje. É totalmente anacrônica.

Apesar de discordar que a esquerda perdeu nessas eleições, concordo quando Hudson diz que o atual sistema eleitoral é anacrônico. E, em uma postagem posterior, eu opinarei.

As Eleições 2010 começaram. Na medida do possível, quando houver movimentação político-partidária, eu atualizo o tema 'Eleições 2010'.
Esta é a última postagem do tema 'Eleições 2008'.
Prometo fazer uma postagem indicando os partidos de: 1) extrema-esquerda; 2) esquerda liberal; 3) centro-esquerda; 4) centro; 5) centro-direita; 6) direita liberal; e, 7) extrema-direita.

2 comentários:

Unknown disse...

Renan
Postei uma tréplica...
espero que goste.
Isso é o bom na democracia a troca de opiniões, a discussão saudável e a busca por argumentos...

Abraços

Hudson Luiz

Joel Neto disse...

Prezado Renan,
Peço que me ensine como colocar sites que não são do blogspot entre os que acompanho como você colocou aqui no seu, exemplo Conversa afiada, blogdo Mino etc. Meu e-mail é joel.leonidas@gmail.com obrigado e parabéns.