domingo, 8 de março de 2009

Do Extrema-Esquerda a Extrema-Direita 2

Retomemos nossa tentativa de montar um quadro dos partidos. Só relembrando a metodologia:

Para qualificar o partido, eu utilizei dos seguintes critérios:
1. Estatuto, programa e história partidários - Dá uma primeira impressão da ideologia do partido, a impressão da Teoria Partidária
2. Apoio ao Governo Federal quando da chegada ou saída de determinado grupo da Presidência da República - Dá uma segunda impressão da ideologia do partido, a impressão da Prática Partidária
3. Porcentagem de dissidências - Dá uma idéia da Homogeinidade, Coerência e Coesão partidárias

Para classificar os partidos em esquerda ou direita, vamos utilizar a seguinte régua: (p.s.: dá pra ver que a régua está "quebrada" por causa do tamanho, mas imaginem-na reta, contínua)


-5 . -4,5 . -4 . -3,5 . -3 . -2,5 . -2 . -1,5 . -1 . -0,5 . 0 . 0,5 . 1 . 1,5 . 2 . 2,5 . 3 . 3,5 . 4 . 4,5 . 5


Quanto mais perto de -5, mais esquerdista, e, quanto mais perto de 5, mais direitista. Isso não significa que a esquerda é algo negativo, e a direita é algo positivo. Isso é só o método que utilizaremos. Vamos lá? Hoje serão os 14 restantes.

Partido: PV
Posição: -2,5
Porquê da posição: O PV é um partido social-democrata, como o PT. Mas as diferenças saltam aos olhos. Enquanto no PT se pensa que o problema ecológico é conseqüência do problema social, no PV se pensa que o problema ecológico é paralelo ao problema social.

Partido: PTdoB
Posição: 1

Partido: PP
Posição: 1
Porquê da posição: O chamado Partido Progressista é só de fachada. Não se pode pensar diferente de um partido que tem Severino Cavalcanti, Pedro Corrêa e outros velhos conservadores (e com um histórico não muito limpo moralmente).

Partido: PSTU
Posição: -5
Porquê da posição: Alguém questiona? Nem Prefeitura assumiram, ainda, por causa de suas idéias extremas.

Partido: PCB
Posição: -5
Porquê da posição: Extremistas e radicais como um todo, creio que não administrem nenhuma prefeitura.

Partido: PRTB
Posição: 1

Partido: PHS
Posição: -1,5

Partido: PSDC
Posição: 1
Porquê da posição: Mesmo sendo cristão (e, portanto, conservador), o partido assume uma característica social-democrata, o que o aproxima do Centro.

Partido: PCO
Posição: -4

Partido: PTN
Posição: -1

Partido: PSL
Posição: 1
Porquê da posição: O Partido Social-Liberal é uma teratologia do quadro político brasileiro. Eu, pelo menos, não consigo enxergar como um partido pode defender idéias sociais e liberais ao mesmo tempo. Ou é social-democrata, social progressista, etc, ou é liberal.

Partido: PRB
Posição: -2
Porquê da posição: Lendo bem o estatuto, reconhece-se no partido ideais sociais-democrata, com um projeto de Estado que regula determinados aspectos para garantir o bem-estar social de seus cidadãos.

Partido: PSOL
Posição: -4,5
Porquê da posição: Não são tão extremistas quanto parecem. Na votação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, que aprovou naquela Comissão a entrada da Venezuela no Mercosul, o PSOL votou com o Governo.

Partido: PR
Posição: 1,5
Porquê da posição: O PR é o partido resultante da fusão do PL com o PRONA.


Recentemente disseram que um novo partido ia ser fundado, o Partido Pátria Livre, dissidência do PMDB, formado pelos integrantes do MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro).

Nenhum comentário: