quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Discussão que, breve, virá

Será a discussão sobre o Parlasul - Parlamento do Mercosul. Haja vista não haver mais tempo para aprovar o sistema de votação para as Eleições 2010, é provável que em 2012, junto com os prefeitos e vereadores, votaremos nos parlamentares sul-americanos - ou seja, votaremos em parlamentares brasileiros para representar o Brasil no Parlamento do Mercosul.

Só deve haver uma mudança. Hoje, votamos no candidato a deputado federal ou estadual. Em relação ao parlamentar sul-americano, votaremos no partido. Os partidos deverão registrar sua lista de parlamentares que assumirão de acordo com as vagas, uma mistura entre sistema proporcional e listas fechadas.

Explicando mais ainda. Na eleição, digamos que tem o PT e o PSDB. O Brasil terá direito a 40 cadeiras, por exemplo, no Parlasul. O resultado da eleição deu 75% dos votos pro PT e 25% dos votos pro PSDB. Nesse caso, o PT terá direito a 30 cadeiras, e o PSDB a 10 cadeiras.

Claro que, na época, terá mais partidos, e é provável que o Brasil disponha de mais cadeiras no Parlasul. É preciso ir mostrando a população que isso acontecerá, os benefícios e as conseqüências.

Além disso, é preciso que se aprofunde, dentre os políticos, parlamentares, pensadores e intelectuais do Brasil o papel do Parlasul: o que será essencial ao Parlasul? Como o Parlasul deverá atuar?

Com a entrada, em breve, da Venezuela no bloco econômico, se ampliará demasiadamente os efeitos do Mercosul, benefícios, vantagens e questionamentos: estamos, realmente, indo em direção a integração, ou só estamos fazendo de conta?

É preciso que as empresas dos nossos países vizinhos tenham tratamento igual às empresas brasileiras em razão dos princípios que os tratados de integração expõe, possibilitando a geração de empregos para os brasileiros tanto quanto as empresas do Mercosul possam investir no país, gerando lucro para si próprias e para gerando renda no Brasil.

Nenhum comentário: