quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Previsões para 2010

O blogueiro se dispõe a fazer uma de mediúm, e tentará prever a situação das eleições 2010 a partir do que há hoje.

Dilma Roussef é a candidata oficial do PT, tendo, efetivamente, Michel Temer como o vice do PMDB. PDT, PCdoB, PP, PR, PRB e PSB completariam o chapão. Lula cortará as asas de Ciro Gomes na hora certa, que sairá candidato ao Governo de SP (opinião do blogue: se ele saísse candidato ao Senado pelo CE, já estaria eleito).

José Serra terá que fazer cálculos. A força de Ciro Gomes como candidato ao Governo de SP ainda é desconhecida (mas tenho uma teoria: as pesquisas ao Governo de SP não o incluem exatamente por que ele tem um grande percentual). E aí é que acontece o pulo do gato: contra Ciro, o candidato da situação deve ter palanque único - PFL, PPS e PSDB juntos, cenário que vai se demonstrando díficil em SP (contra o PT em 2008, PFL, PPS e PSDB se revelaram bons estrategistas). Soninha Francine, a aventureira do PPS, vai já aparecendo; Geraldo Alckmin, do PSDB, vai mexendo os pauzinhos dentro do partido, contra o serrista Aloysio Ferreira Nunes; e Gilberto Kassab, que sairá ao Governo ou a Câmara (mais provável pelo segundo). Se nenhum dos três for forte o suficiente sozinhos, José Serra desiste da candidatura presidencial (o que acho pouco provável) para tentar derrotar Ciro no Estado - ou pregar a união de palanques no Estado.

Adendo: devido a resistências dentro do PSB-SP, Paulo Skaf, o neo-socialista, não sairá candidato ao Governo e, sim, à Câmara Federal, o que levará, até, a eleição de mais deputados do PSB naquele Estado.

Marina Silva, do PV, sairá como avulsa, como reza a tradição das eleições presidenciais, mas surtirá pouco efeito nos debates. Contará com o apoio do PSOL, que lancará Heloisa Helena, candidata ao Senado por AL.

Por força das Eleições 2010 contemplarem a abertura de duas vagas por Estado no Senado, essa eleição legislativa terá mais importância que a eleição pra Deputado Federal, ficando em pé de igualdade com a eleição pra Governador. Mais detalhes no blogue parceiro Senado 2010.

Nenhum comentário: