sábado, 16 de fevereiro de 2008

Ainda sobre a Crise da Economia Ianque

Alguém aqui lembra o que eu falei sobre a atual crise dos EUA? Alguém aqui lembra que eu fiz uma comparação entre a atual crise e a crise de 1929?
Ainda não leu? Leia: http://exercitocomunista.blogspot.com/2008/01/entendendo-crise-dos-eua.html
Pois bem... visitando o Portal da Uol, me deparei com a seguinte chamada: 'Le Monde Diplomatique: Crise nos EUA: hoje, distribuição de renda é igual à de 1929' (http://diplo.uol.com.br/2008-02,a2214 - para assinantes UOL).

Claro que a matéria vem munida de números, gráficos, etc, para dizer, de uma forma capitalista, que os mesmos fatores que levaram a crise de 1929, estão levando os EUA (e o resto do mundo) para uma crise econômica capitalista.
Há um gráfico na matéria em que se mostra claramente a concentração desenfreada de renda nos EUA. Em 1928, os 1% mais ricos tinham 24% da renda total nos EUA. Situação semelhante vemos em 2005, quando os 1% mais ricos concentram 22% da renda total nos EUA.
Então, não adianta capitalista vir dizer que o mercado se auto-regula, pois, como vimos e vemos, isto é balela.

Não querendo me alongar na discussão, pois, não há muito o que dizer, só complementarei dizendo que não melhor que agora que há uma oportunidade de uma verdadeira revolução socialista. Quebrar os paradigmas, derrubar instituições que alienam, e trazer igualdade em todos os aspectos: social, econômico, político e cultural.

Nenhum comentário: