Que revolução, hein, Marx realizou... pena que a esquerda seja tão dividida. Tudo isso, por causa do Poder. Todo mundo quer uma lasquinha.
Pois bem... mostrarei minha opinião sobre a Esquerda (tags: Opinião e Esquerda) através da história...
Vamos pensar a Esquerda como um movimento pela redução da desigualdade social, valorizador do coletivo, em detrimento do capitalismo que prioriza o lucro e exalta o individualismo. Pois foi isso que Marx disse.
O movimento socialista se inicia na Rússia. Na época, ainda vigia um absolutismo feudal. O que é isso? Durante toda a Idade Média, a Europa era dividida em milhões de "sitiozinhos", chamados feudos. Cada feudo tinha seu rei, sua exército, sua moeda, etc, como fossem países soberanos.
No fim da Idade Média, cada feudo desse começou a se unir para formar os países como os conhecemos hoje. O sistema econômico daquela época se chamava feudalismo, onde os feudos só plantavam a comida necessária à sobrevivência das pessoas. Não estavam interessados em produzir mais, pra lucrar, pra gastar depois em objetos.
Pois bem. Na Rússia ainda vigia o feudalismo. A diferença é que era um feudo enorme. Seu território gigante foi conquistado pelo czares, imperadores de lá. Os palácios eram tão luxuosos quanto o Palácio de Versalhes, na França de Luís XIV.
Na Rússia, os czares estavam gastando dinheiro não construindo palácios, mas com a 1ª Guerra Mundial. Além disso, muitos russos estavam morrendo na guerra. Em 1917, a Rússia teve que abandonar a guerra e o czar teve que voltar para seu país, porque tinha explodido um golpe dentro da Rússia. Eram um grupo de insatisfeitos, que vinham lendo a muito tempo os escritos de Karl Marx e Frederich Engels. Quando o czar chegou lá, não houve muito o que fazer. Só faltava ele para a última cova cavada para a realeza russa.
Já naquela época existiam, dentro da Revolução Russa, várias correntes de pensamento: um grupo pregava que o socialismo poderia ser implantado desde já, sem precisar passar pelo capitalismo; outro grupo pregava que a Rússia passasse pelo capitalismo, nem que fosse de passagem. O primeiro grupo era maioria, e conhecidos como bolcheviques (bolch = maioria, em russo); já o segundo, por dedução, era minoria, e conhecido como mencheviques (menche = minoria, em russo).
Não houve consenso e, por isso, começou uma guerra civil, de 1918 a 1921, entre os dois grupos: os bolcheviques eram o Exército Vermelho, e os mencheviques eram o Exército Branco (além dos Exército Verde nacionalista e Exército Negro anarquista). Quem ganhou a história nos diz: comandado por Lênin e Trotsky, o Exército Vermelho venceu e passou a perseguir os adversários.
Lênin foi o primeiro secretário-geral, cargo equivalente ao de Presidente. Assumindo, se tocou da realidade da Rússia: um enorme feudo, com eu disse. Pelos ensinamentos do Mestre Marx, ele não poderia implantar de imediato o socialismo. Então, o que fez? Junto com medidas socialistas, implantou medidas capitalistas.
As medidas de Lênin são conhecidas como "passo atrás": eram dois passos em direção ao socialismo, para frente, e um passo para trás, em direção ao capitalismo. A Rússia vinha bem desde então, até que o mais imprevísivel dos acontecimentos aconteceu: Lênin morreu. Muito se especulou, mas não se investigou a fundo a morte dele.
Com isso, passaram a disputar dois de seus discípulos: Trotsky e Stálin. Trotsky, apesar de ser bolchevista, seguiria os passo de Lênin, no sentido de implantar medidas socialistas ao lado de medidas capitalistas. Mas, com o arrumadinho de Stálin dentro do Partido, este assumiu, e passou a perseguir os trotskistas.
Lênin deixara uma carta, com mudanças a serem feitas no Partido Comunista, dentre elas a extinção do cargo de secretário-geral, para a criação de um conselho deliberativo. Stálin, desejando mais poder, destruiu a carta. O resto da história vocês sabem.
Comentário: Como eu disse no começo, o Poder mexe com a ideologia de uma pessoa. Um movimento coletivista só poderia dar errado, como o socialismo deu errado na Rússia após Stálin, se não há coletividade, e, sim, uma ditadura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário