terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Em Belo Horizonte...

Os mineiros sabem votar. Sabem votar, porque não votam em extremos. (Opinião ligada) Extremismo, o mesmo que fundamentalismo, não leva a canto nenhum. (Opinião desligada).

Como não votam em extremos, também não aceitam atitudes extremistas dos seus políticos. O Governador Aécio Neves, do PSDB, tem ótimas relações com o Prefeito Fernando Pimentel, do PT. Minha fonte confiável de Minas Gerais me disse que o prefeito é aliadíssimo do governador. Até aí, tudo bem. Então, vamos fazer um parênteses.

Em 2000, metade do primeiro mandato do Governador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), João Paulo (PT-PE) derrotou Roberto Magalhães (PFL-PE), candidato à reeleição da Prefeitura do Recife, no segundo turno. Em 2004, metade do segundo mantado do Governador Jarbas Vasconcelos, João Paulo derrotou no primeiro turno o candidato oposicionista Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE), se reelegendo como o primeiro prefeito recifense a vencer já no primeiro turno.
No ano seguinte, 2005, João Paulo e Jarbas Vasconcelos fizeram uma parceria administrativa... que coisa bonita. Pois não era parceria administrativa coisa nenhuma, e sim um pacto de não-agressão: seus partidários não falavam mal um do governo do outro. Foi ótimo pra eles, governar praticamente sem oposição. Para todo o campo de esquerda, incluindo Eduardo Campos e Humberto Costa, foi péssimo. Fechemos parênteses.

Voltemos à Belo Horizonte, MG. Em suma, desconfio que Fernando Pimentel e Aécio Neves tenham feito o mesmo.

Pois bem... no jornal "O Tempo", de Minas Gerais, 24/01/2008: "Aécio quer aliança ampla para prefeitura". Aécio quer, Aécio vai ter. O PSDB-de-Minas e o PT-de-Minas, com aprovação de Aécio e Lula, chegaram ao nome de consenso de Márcio Lacerda, do PSB-de-Minas, que é secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. O prefeito Fernando Pimentel, do PT-de-Belo-Horizonte e aliado político de Aécio, foi o intermediário entre Lula e Aécio.
Antes, cada partido tinha seu candidato: Patrus Ananias pelo PT, e Eduardo Azeredo pelo PSDB. Agora, está tudo embananado (enrolado). Com toda razão, Patrus vai defender uma candidatura própria do PT junto ao Presidente.
Qual é o objetivo destes políticos? Aécio Neves quer vir com o rolo compressor em 2010, como candidato à Presidência. Fernando Pimentel, com o sucessor feito, concorre à governador em 2010.
Onde entra o PT-de-Belo-Horizonte nessa história? Dizem que o PT indicaria o vice de Márcio Lacerda.

Falado isso, eu não vou falar de mais nenhum candidato, porque não tem mais. Ora... O PT-de-Minas é aliado do PSDB-de-Minas, juntos vão indicar um candidato de consenso do PSB-de-Minas?! Alguém aqui duvida de que essa aliança ganhe?
Outra coisa: Aécio quer ser candidato à Presidente em 2010? E o que "diacho" ele está fazendo no PSDB? Michel Temer, PMDB, o espera.

Terminada essa ladainha, vocês devem estar se perguntando o porquê de eu ter acrescentado "-de-Minas" no final das siglas dos partidos, né? Pois bem... onde mais, se não em Minas, pode acontecer uma aliança de anos, diga-se por sinal, entre o PT e o PSDB ?!

Muitos falam que o mineiro não é extremista. E dá pra ver bem aí. Eu só queria que minha fonte confiável de Minas me confirmasse essa minha impressão, de que isso é realmente uma repulsa ao extremismo, ou se é safadeza-das-tão-bem-feitas que o povo nem nota isso.

Mais em:
Jornal "O Tempo": http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=67569

Nenhum comentário: